terça-feira, 20 de agosto de 2013

Religiões Afro - brasileira

Candomblé: O candomblé é uma religião afro - brasileira trazida para o Brasil pelos negros no periodo da escravidão. Nessa epoca, a Igreja Católica, ,  proibiu a realização de rituais africanos, tendo o apoio do governo, que jugava o ato criminoso. Por isso, agrupados nas senzalas,  os escravos nomeavam  um zelador de santo também conhecido como babalorixá no caso dos homens e iyalorixá no caso das mulheres. Eles começaram a cultuar os seus Orixás, Inquices e Vodus omitindo-os em santos católicos.

Fonte: Wikipedia e outros.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Tema da etapa

  Olá!! Meus queridos seguidores,antes eu já havia postado alguns assuntos referentes a influência africana no Brasil. Eu farei diferente a partir de agora, começarei a postar sobre a influência em determinado assunto em nosso cotidiano. Postarei sobre a religião que inflênciou nossa cultura.
Obrigada pela atenção e volte sempre!!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Influência Africana na música brasileira

Samba:
O samba é uma dança derivada de outra dança com raízes africanas, devido às variadas manifestações culturais ocorridas no Brasil. A dança é acompanhadas por pequenas melodias cantadas por uma roda de samba.
Essas rodas surgiram na Bahia e, na metade do século XIX, foram levadas para o Rio de Janeiro pelos negros trazidos da África.





Maxixe:
O maxixe, conhecido também como tango brasileiro, é uma dança criada pelos negros. Ela estava em alta entre o fim do século XIX e o inicio do século XX. O maior nome na composição dos Maxixes foi a Chiquinha 
Gonzaga.






Pagode:
Pagode é um gênero musical originado do Rio de Janeiro, a partir dos sambas de fundo de quintal, porém no inicio, pagode não era um gênero musical, era apenas um nome dado as festas que aconteciam nas senzalas.










Congo:

Congo é um dos muitos gêneros de musicais, dança e manifestações folclóricas trazidas pelos escravos ao Brasil no período colonial. Era particularmente caracterizada pelo o uso de instrumentos como tambores, trajes, cânticos que invocam deuses e coreografias típicas.

Fonte: wikipedia.com.br
 

Brasil e África

   Cheguei!!Nesse post direi a vocês algumas coisas que serão retiradas da minha mente.Tudo o que sei direi a vocês, para que fiquem sabendo quais foram as melhores coisas que os nossos irmãos africanos nos deram.
    Os africanos como muitos já sabem, foram trazidos para o Brasil como escravos, graças aos portugueses. Com isso eles nos proporcionaram uma ampla lista de coisas que fazem parte do nosso dia a dia com sua vinda para nosso país.
    Uma dessas coisas, é a diferença e a inspiradora forma de estilo musical. Particularmente para mim a mais importante é a Capoeira, não só por ter sido criada na vinda dos escravos para o Brasil, mas sim por ser um estilo de luta e musica que faz parte do destaque de nosso país em olhares estrangeiros.
    Com muitas outras formas de destaque, o Brasil é o segundo lar dos africanos,por ter obtido sua culturas de todos os jeitos.
    Também há outras culturas em nosso dia a dia que são pertencentes na cultura africana.porém ficará para outra hora.Muito Obrigada pela atenção!!


 
Fonte:Isabela Antunes
 


Africanice brasileira

   Olá,pessoal voltei para falar agora um pouco sobre a influência africana em nossa língua.Aqui vocês verão que há muitas palavras que nunca pensaríamos que seriam retiradas de outros países.
   Desde a chegada dos negros no Brasil, houve uma grande influência da cultura africana na nossa maneira de viver em muitas circunstâncias.
Podemos destacar a presença afro-brasileira na nossa língua, de proveniência africana temos as seguintes palavras: cachaça, moleque, quindim, jiló, macumba, marimbondo, cochilo, tanga, samba, maxixe, zabumba, acarajé, carimbó, canjica, etc. Também se destacam nomes: Jurema, Iuri, Joaquim, Jusefa, etc. Não podemos nos esquecer da importância que trouxeram na alimentação: paçoca, feijoada, quindim, tapioca, bolo de fubá, acarajé, vacapá, bobó, feijão mulatinho, dendê, inhame e aipim. O Brasil teve uma forte influência da religião africana, tais como a Cacumba, Iemanjá e o Candoblé.



 
Fonte:http://pt.shvoong.com/social-sciences/1932477-influ%C3%AAncia-da-cultura-africana-brasil/

Culinária africana no Brasil


  • Como havia dito antes, voltei para falar para vocês um pouco da influência da África no Brasil.Nesse post,vocês saberão a respeito da culinária africana que se estabeleceu em nosso país.
    Desde a chegada dos negros no Brasil, houve uma grande influência da cultura africana na nossa maneira de viver em muitas circunstâncias. Podemos destacar a presença afro-brasileira na nossa língua, de proveniência africana temos as seguintes palavras: cachaça, moleque, quindim, jiló, macumba, marimbondo, cochilo, tanga, samba, maxixe, zabumba, acarajé, carimbó, canjica, etc. Também se destacam nomes: Jurema, Iuri, Joaquim, Jusefa, etc. Não podemos nos esquecer da importância que trouxeram na alimentação: paçoca, feijoada, quindim, tapioca, bolo de fubá, acarajé, vacapá, bobó, feijão mulatinho, dendê, inhame e aipim. O Brasil teve uma forte influência da religião africana, tais como a Cacumba, Iemanjá e o Candoblé. O candoblé por exemplo, é uma religião fetichista(mas que sofreu influências do cristianismo), hoje comum no nosso país e que veio originalmente da África. O racismo e o preconceito têm sua raiz no processo de escravização dos povos africanos pelos europeus. Os escravos eram empregados em praticamente todas as atividades nos três séculos e meio que durou a escravidão em nosso país. Esse povo sofreu, mas trouxe consigo características que não se perderam com o tempo e permanecem até hoje aucumulada na diversidade brasileira.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Influência Africana

  Olá!! Pessoal, depois de um longo tempo sem postar absolutamente nada,voltei agora para falar sobre as influências africanas nas culturas brasileiras.Esse assunto se repetirá por um bom tempo até eu dizer a vocês o quanto ela foi importante para nós.Agradeço a todos os nossos visitantes, obrigada!!